Template de layers (CAD) para arquitetura – padrão AsBEA

artigo-template-cadJá tem um tempo que quero traduzir as layers CAD que uso para o padrão AsBEA de acordo com o Manual de  Diretrizes Gerais para Intercambialidade de Projetos em CAD. Hoje fiz isso!

 
Visite a Loja Arquilog para baixar o arquivo.

O AsBEA adaptou da ISO 13567 o sistema de nomenclatura de layers através de campos, conforme abaixo:
AGE-OEA-QDI-ARG-EEL-ESC-DUS
onde:
AGE – agente
OEA – Objeto / Elemento / Assunto
QDI – Qualificativo / Diferenciação
ARG – Anotações e representação Gráfica
EEL – Estado do elemento
ESC – Escala (campo livre)
DUS – Definição do usuário (campo livre)

Quando não houver item em determinado campo e houver item posterior, para manter-se o alinhamento dos campos, este deverá ser preenchido com -___- (três traços sublinhados), além dos hífens do campo.

Não adotei o campo da escala.

Em algumas layers usei o campo EEL (estado do elemento) para especificar a espessura da pena da layer, assim pude criar mais de uma layer com o mesmo nome com mais de uma espessura de pena.

O manual não sugere as espessuras das linhas de cada layer. Criei de acordo com a minha experiência.

Segundo o manual se uma disciplina necessitar utilizar-se de um layer de outra disciplina, esta deverá utilizar a nomenclatura definida para a disciplina em questão. Ex: Se a arquitetura necessitar de um layer para pilar, deverá utilizar a nomenclatura definida na estrutura.

Exemplos das layers no template que criei:

ARQ-___-___-CTA  >>> Cotas, níveis e leaders
ARQ-___-___-TXT-001  >>>  Texto gerais / nomes de ambientes / equipamentos  – 0.1
ARQ-___-___-TXT-002  >>>  Texto gerais / nomes de ambientes / equipamentos  – 0.2
ARQ-ALV-___-___-CON  >>>  Alvenaria a construir
ARQ-ALV-ALT  >>>  
Alvenaria alta
ARQ-ALV-BXA  >>>  Alvenaria baixa

Fiz um arquivo no excel que ajuda a entender o sistema de campos dele.

Então para acompanhar melhor o assunto desse post, baixe:
o manual do AsBEA em http://www.asbea.org.br/download/AsBEA_Cad_Norma_R2011.pdf e a planilha excel com a explicação do sistema de campos em template_asbea.xlsx.

Visite a Loja Arquilog para baixar o arquivo.

Críticas e sugestões serão muito bem vindas!

Gostaria agora de montar templates para as outras disciplinas. Quem quiser e tiver as layers mais utilizadas para paisagismo, instalação elétrica, hidráulica, ar condicionado, topografia e estrutura, me mande por email para mf@arquilog.com.br e vamos traduzir!

26 ideias sobre “Template de layers (CAD) para arquitetura – padrão AsBEA”

  1. Olá, até que enfim encontrei quem traduzisse o manual. Quero muito adotar o padrão da ASBEA, mas é muito difícil de entender. Se por acaso você conseguiu os teamplates de outras disciplinas, por favor, você poderia me enviar? Gratíssima!

    1. Olá Clebio! O blog está passando por mudanças, então o download de alguns arquivos não estão disponíveis no momento. Em breve tudo estará normalizado. Mas a partir de agora, você deverá estar logado para baixar qualquer arquivo do blog. Para criar uma conta, clique em Registrar logo em cima do menu lateral esquerdo e digite seu email e nome. Você receberá um email para definir a sua senha e pronto, você terá uma conta no Arquilog. Também a partir de agora, alguns arquivos só poderão ser baixados mediante pagamento no sistema Paypal. Esses são arquivos dos blocos que mais dão trabalho para ser feitos, mas não se preocupe o preço deles será bem acessível e de qualquer forma, manterei bastante blocos que poderão ser baixados gratuitamente. Importante: Leia a Licença de uso dos arquivos do Arquilog e a Política de compras na Loja do Arquilog.

    1. Olá Glaziela! O blog está passando por mudanças, então o download de alguns arquivos não estão disponíveis no momento. Em breve tudo estará normalizado. Mas a partir de agora, você deverá estar logado para baixar qualquer arquivo do blog. Para criar uma conta, clique em Registrar logo em cima do menu lateral esquerdo e digite seu email e nome. Você receberá um email para definir a sua senha e pronto, você terá uma conta no Arquilog. Também a partir de agora, alguns arquivos só poderão ser baixados mediante pagamento no sistema Paypal. Esses são arquivos dos blocos que mais dão trabalho para ser feitos, mas não se preocupe o preço deles será bem acessível e de qualquer forma, manterei bastante blocos que poderão ser baixados gratuitamente. Importante: Leia a Licença de uso dos arquivos do Arquilog e a Política de compras na Loja do Arquilog.

  2. Gente, o template de layers (CAD) para Arquitetura – padrão Asbea já está disponível para download em http://www.arquilog.com.br/downloads/template-de-layers-cad-para-arquitetura-padrao-asbea/.
    Lembro que você deverá estar logado para baixar qualquer arquivo do blog. Para criar uma conta, clique em Registrar logo em cima do menu lateral esquerdo e digite seu email e nome. Você receberá um email para definir a sua senha e pronto, você terá uma conta no Arquilog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *