Sustentabilidade na prática na Expo Arquitetura

Acaba de acontecer a Expo Arquitetura Sustentável em São Paulo. Foram 3 dias de palestras e feira expondo as novas tecnologias disponíveis para projetos e obras sustentáveis. Eu estive por lá durantes os 3 dias e voltei ainda mais apaixonada por arquitetura. É muito legal ver a quantidade de profissionais que agregaram os valores da sustentabilidade de forma definitiva em seus trabalhos. É um caminho que não tem mais volta! E é um caminho muito bonito que valoriza a natureza, as pessoas e o investimento financeiro que fazemos no projeto e na obra.

Dentre outros, um estande me chamou muita atenção por colocar em prática várias premissas sustentáveis e chamar a atenção especial para elas. O estande foi projetado pela arquiteta paisagista Daniela Sedo. Não tenho o objetivo de fazer propaganda para nenhuma empresa, vou apenas mostrar o que me chamou atenção no projeto do estande da Daniela:

Visão geral do estande projetado por Daniela Sedo:

expo-arq-01-1

Logo na entrada um adesivo nos chama atenção para o uso de materiais nobres por um curto período de tempo. Esses materiais às vezes adaptados a medidas de um projeto não pode ser reaproveitado em outro:

expo-arq-02-1

Ao lado, outro adesivo nos fala sobre o mobiliário escolhido para o evento:

expo-arq-03-1

Olha que fofos! São confortáveis e resistentes!

expo-arq-04-1

Como apoio para a parede verde, ela usou caixas de laranja que pegou emprestadas com os produtores:

expo-arq-05-1

expo-arq-08-1

As plantas da parede verde são nativas da amazônia: valorização da flora nacional. (O uso de espécies nativas regionais traz vários benefícios como adaptabilidade ao clima da região com diminuição do uso de água para rega e produtos químicos para adubação e controle de pragas entre outros.)

expo-arq-07-1

Iluminação LED:

expo-arq-09-1

A irrigação das samambaias foi feita por um barril com a quantidade de água calculada para todo o evento:

expo-arq-11-1

Mais uma planta nativa do Brasil frutífera conhecida como cerejeira brasileira:

expo-arq-12-1

expo-arq-13-1

Tudo muito legal, não? O que você acharam?

Uma ideia sobre “Sustentabilidade na prática na Expo Arquitetura”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *