Consultoria para certificação Referencial GBC Brasil Casa :: Edifício Onda Verde :: Tinguá :: Nova Iguaçu

No fim de 2015, prestei consultoria para o processo de certificação ambiental Referencial GBC Brasil Casa do edifício feito em containers da ONG ambientalista Onda Verde.

Conheça mais sobre a Onda Verde em https://www.facebook.com/entidadeambientalistaondaverde e http://www.ondaverde.org.br/

O edifício é de idealização do Hélio Vanderlei e projeto do escritório Arktektus. Possui 3 tipos de energia renovável: a eólica e a fotovoltáica para produção de energia elétrica e a solar para aquecimento de água.

O paisagismo deu prioridade as espécies de plantas nativas da região e o uso da água da chuva para sua irrigação.

Guapuruvu recém plantado no terreno da Onda Verde
Guapuruvu recém plantado no terreno da Onda Verde

 

O projeto conta também com um biodigestor que trata todo o esgoto da edificação, reaproveitando a água resultante para irrigação do jardim  e o gás produzido pelo processo para alimentar uma luminária (lamparina) externa. Um detalhe importante: as plantas do tanque de raiz do biodigestor, que são responsáveis por retirar os nutrientes da água, são nativas brasileiras.

onda-verde-03
Tanque de raízes do biodigestor da Onda Verde
onda-verde-04
Câmara do biodigestor – 1a fase do tratamento da Onda Verde

 

Além disso o projeto conta com o controle de erosão e poluição da obra durante a construção, uso de materiais ambientalmente preferíveis, controle e gerenciamento de águas pluviais, uso racional da água, entre outras características que darão a primeira certificação Referencial Casa do GBC Brasil no Rio de Janeiro ao edíficio.

O Referencial GBC Brasil Casa foi desenvolvido pelo Comitê Técnico do Green Building Council Brasil formado por profissionais de empresas associadas, professores universitários e gestores públicos convidados, com o intuito de abordar e avaliar diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais.

O Referencial fornece as ferramentas e conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais que possuem alto desempenho econômico, social e ambiental.

O Referencial Brasil Casa é dividido em 8 categorias que contemplam a Implantação do edifício, o Uso Raciona da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna, Requisitos Sociais, Inovação e Créditos Regionais.

 

Projeto de reforma de Apartamento no Méier

Em 2014, a proposta desse projeto de reforma de apartamento era refazer o layout de todos ambientes. A cozinha seria reaproveitada ao máximo. O revestimento do banheiro social seria aproveitado com mudança das peças sanitárias e box. O conjunto quarto e banheiro de empregada seria transformado em banheiro e closet para atender o quarto de casal.

residencia-tijuca-01

O projeto foi concluído e aprovado mas a obra não foi executada, devido a mudanças de planos do jovem casal.

Projeto de marcenaria de Quarto de Adolescente no Catete

Em 2013 executei o projeto de marcenaria do quarto de adolescente residente no bairro do Catete. A proposta inicial era criar um quarto com espaço para uma cama reserva para amigas, espaço para estudos, muitas prateleiras e nichos, armário para roupas, etc. Como o espaço era pequeno a solução foi adotar a bicama. Também foi criada um bancada para estudos, computador e TV.

quarto-catete-02

A marcenaria foi executado por profissional indicado pela cliente.

Período trabalhado na JCH Gerenciamento de Projetos e Obras

Trabalhei durante 3 anos (1999-2002) no escritório da JCH aqui no Rio de Janeiro , empresa de pequeno porte de Gerenciamento de Projetos e Obras, atuando principalmente em reformas de agências bancárias.

Fui assistente de coordenação do setor de projetos por 2 anos e
e supervisora   do setor de planejamento e controle de
projetos e obras por 1 ano e responsável por sua implantação.

 

Período trabalhado na Encol SA

Entre os anos de 1989 e 1994, trabalhei no Encol SA, empresa de grande porte no segmento da construção civil.

No primeiro período, 1989-1991, fiz acompanhamento e fiscalização de execução de obra em edifício residencial de fino acabamento.

No segundo período, 1992-1994, fiz planejamento e Controle da Qualidade de execução de obra de edifícios residenciais.

Estágio na Tecnoban

Em 1988 estagiei na Tecnoban Arquitetura e Construção Ltda, como técnica em edificações, fazendo desenhos de projetos de arquitetura e instalações e levantamentos para layouts.