Em janeiro de 2019, fiz o curso da segunda versão da certificação GBC Brasil Casa e Condomínio ® a distância para manter a minha certificação profissional :: carga horária: 8 horas.
Em setembro de 2018, adaptei o artigo científico que escrevi para a Revista Internacional de Ciências da UERJ para publicação no site do GBC Brasil.
As conferências da ONU sobre as questões ambientais, produziram
durante as últimas décadas, documentos importantes com orientações e
recomendações a serem seguidas pelas organizações dos países-membros, em
todas as áreas onde os impactos humanos prejudicam o meio ambiente.
Documentos como Nosso futuro comum (1987), Agenda 21 (1992), Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2002) e O futuro que queremos (2012) apresentavam uma agenda global de mudanças para o
desenvolvimento sustentável, como uma forma de diminuir a destruição de
recursos naturais insubstituíveis e a poluição do planeta.
Mais recentemente, em 2015, o Fórum Político de Alto Nível sobre desenvolvimento Sustentável da ONU elaborou o documento Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
No artigo, que pode ser lido aqui, exploro o quanto as certificações ambientais de edificações, podem contribuir com os objetivos da agenda.
Escrevi um artigo científico para a RIC (Revista Internacional de Ciências) da UERJ sobre a contribuição das Certificações Ambientais de Edificações aos desafios da Agenda 2030 da ONU… e ele finalmente foi publicado! ❤❤❤ Para aqueles que tem interesse em conhecer o artigo, segue o link: http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/ric/article/view/30754
No fim de 2015, prestei consultoria para o processo de certificação ambiental Referencial GBC Brasil Casa do edifício feito em containers da ONG ambientalista Onda Verde.
O edifício é de idealização do Hélio Vanderlei e projeto do escritório Arktektus. Possui 3 tipos de energia renovável: a eólica e a fotovoltáica para produção de energia elétrica e a solar para aquecimento de água.
O paisagismo deu prioridade as espécies de plantas nativas da região e o uso da água da chuva para sua irrigação.
Guapuruvu recém plantado no terreno da Onda Verde
O projeto conta também com um biodigestor que trata todo o esgoto da edificação, reaproveitando a água resultante para irrigação do jardim e o gás produzido pelo processo para alimentar uma luminária (lamparina) externa. Um detalhe importante: as plantas do tanque de raiz do biodigestor, que são responsáveis por retirar os nutrientes da água, são nativas brasileiras.
Tanque de raízes do biodigestor da Onda Verde
Câmara do biodigestor – 1a fase do tratamento da Onda Verde
Além disso o projeto conta com o controle de erosão e poluição da obra durante a construção, uso de materiais ambientalmente preferíveis, controle e gerenciamento de águas pluviais, uso racional da água, entre outras características que darão a primeira certificação Referencial Casa do GBC Brasil no Rio de Janeiro ao edíficio.
O Referencial GBC Brasil Casa foi desenvolvido pelo Comitê Técnico do Green Building Council Brasil formado por profissionais de empresas associadas, professores universitários e gestores públicos convidados, com o intuito de abordar e avaliar diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais.
O Referencial fornece as ferramentas e conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais que possuem alto desempenho econômico, social e ambiental.
O Referencial Brasil Casa é dividido em 8 categorias que contemplam a Implantação do edifício, o Uso Raciona da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna, Requisitos Sociais, Inovação e Créditos Regionais.
Em agosto de 2015 obtive o certificado profissional Consultor GBC Brasil Casa® junto ao GBC Brasil.
O Consultor GBC Brasil Casa® é o profissional que demonstrou possuir conhecimento específico na área de construção de residências sustentáveis e seus impactos ambientais relacionados, bem como consultoria estratégica e gestão de projeto.
Em junho de 2015, fiz o curso Referencial GBC Brasil Casa® em São Paulo :: carga horária: 16 horas.
Os objetivos do curso eram:
– Capacitar e qualificar o profissional por meio da retomada de conceitos de arquitetura sustentável, facilmente aplicada a projetos e obras residenciais.
– Familiarizar o profissional com os conceitos básicos da Certificação Referencial GBC Brasil Casa®, para que ele esteja apto a desenvolver casas com melhor desempenho energético, com consumos mais eficientes, mais confortáveis termicamente, que possuam ambientes internos mais saudáveis, que reduzem o impacto no meio ambiente utilizando menos recursos naturais e evite o desperdício de materiais não reutilizados, acabar com a ineficiência de sistemas obsoletos e melhorar o planejamento das construções de forma a reduzir a perda financeira de obras comuns.
– Prover ao profissional os conceitos de gestão integrada que visam à consultoria de projetos sustentáveis.
– Prover ao profissional o conteúdo básico para realização da prova de qualificação, oferecendo direcionamento aos estudos, dicas para o dia do exame e um pequeno simulado.
Nos dias 21 e 22 de maio de 2015, fiz o curso Paisagismo Sustentável e Técnicas Construtivas para Telhados e Paredes Verdes em São Paulo com o Ricardo Cardim :: carga horária: 16 horas.
O objetivo do curso foram apresentar conceitos e propostas para um paisagismo sustentável no Brasil, abordando a discussão sobre biodiversidade, biomas, espécies nativas, adaptadas, invasoras, consumo de água e serviços ambientais; preparar o aluno com conhecimentos de botânica, historia, técnicas construtivas e tecnologias para áreas verdes, dentre elas telhados e paredes verdes; capacitar o entendimento e a importância das áreas verdes no Green Building dentro da realidade brasileira de país megabiodiverso e seus resultados na melhora da qualidade de vida urbana e reequilíbrio ambiental.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Caso você continue a utilizar este site, entendemos que você fica contente com isso.Sim!Prefiro que não faça isso.Política de Privacidade