Consultoria para certificação Referencial GBC Brasil Casa :: Edifício Onda Verde :: Tinguá :: Nova Iguaçu

No fim de 2015, prestei consultoria para o processo de certificação ambiental Referencial GBC Brasil Casa do edifício feito em containers da ONG ambientalista Onda Verde.

Conheça mais sobre a Onda Verde em https://www.facebook.com/entidadeambientalistaondaverde e http://www.ondaverde.org.br/

O edifício é de idealização do Hélio Vanderlei e projeto do escritório Arktektus. Possui 3 tipos de energia renovável: a eólica e a fotovoltáica para produção de energia elétrica e a solar para aquecimento de água.

O paisagismo deu prioridade as espécies de plantas nativas da região e o uso da água da chuva para sua irrigação.

Guapuruvu recém plantado no terreno da Onda Verde
Guapuruvu recém plantado no terreno da Onda Verde

 

O projeto conta também com um biodigestor que trata todo o esgoto da edificação, reaproveitando a água resultante para irrigação do jardim  e o gás produzido pelo processo para alimentar uma luminária (lamparina) externa. Um detalhe importante: as plantas do tanque de raiz do biodigestor, que são responsáveis por retirar os nutrientes da água, são nativas brasileiras.

onda-verde-03
Tanque de raízes do biodigestor da Onda Verde
onda-verde-04
Câmara do biodigestor – 1a fase do tratamento da Onda Verde

 

Além disso o projeto conta com o controle de erosão e poluição da obra durante a construção, uso de materiais ambientalmente preferíveis, controle e gerenciamento de águas pluviais, uso racional da água, entre outras características que darão a primeira certificação Referencial Casa do GBC Brasil no Rio de Janeiro ao edíficio.

O Referencial GBC Brasil Casa foi desenvolvido pelo Comitê Técnico do Green Building Council Brasil formado por profissionais de empresas associadas, professores universitários e gestores públicos convidados, com o intuito de abordar e avaliar diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais.

O Referencial fornece as ferramentas e conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais que possuem alto desempenho econômico, social e ambiental.

O Referencial Brasil Casa é dividido em 8 categorias que contemplam a Implantação do edifício, o Uso Raciona da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna, Requisitos Sociais, Inovação e Créditos Regionais.

 

Curso Referencial GBC Brasil Casa®

Em junho de 2015, fiz o curso Referencial GBC Brasil Casa® em São Paulo :: carga horária: 16 horas.

Os objetivos do curso eram:

– Capacitar e qualificar o profissional por meio da retomada de conceitos de arquitetura sustentável, facilmente aplicada a projetos e obras residenciais.

– Familiarizar o profissional com os conceitos básicos da Certificação Referencial GBC Brasil Casa®, para que ele esteja apto a desenvolver casas com melhor desempenho energético, com consumos mais eficientes, mais confortáveis termicamente, que possuam ambientes internos mais saudáveis, que reduzem o impacto no meio ambiente utilizando menos recursos naturais e evite o desperdício de materiais não reutilizados, acabar com a ineficiência de sistemas obsoletos e melhorar o planejamento das construções de forma a reduzir a perda financeira de obras comuns.

– Prover ao profissional os conceitos de gestão integrada que visam à consultoria de projetos sustentáveis.

– Prover ao profissional o conteúdo básico para realização da prova de qualificação, oferecendo direcionamento aos estudos, dicas para o dia do exame e um pequeno simulado.

http://www.gbcbrasil.org.br/detalhe-curso.php?idCurso=79

Curso Paisagismo Sustentável e Técnicas Construtivas para Telhados e Paredes Verdes

Nos dias 21 e 22 de maio de 2015, fiz o curso Paisagismo Sustentável e Técnicas Construtivas para Telhados e Paredes Verdes em São Paulo com o Ricardo Cardim :: carga horária: 16 horas.

O objetivo do curso foram apresentar conceitos e propostas para um paisagismo sustentável no Brasil, abordando a discussão sobre biodiversidade, biomas, espécies nativas, adaptadas, invasoras, consumo de água e serviços ambientais; preparar o aluno com conhecimentos de botânica, historia, técnicas construtivas e tecnologias para áreas verdes, dentre elas telhados e paredes verdes; capacitar o entendimento e a importância das áreas verdes no Green Building dentro da realidade brasileira de país megabiodiverso e seus resultados na melhora da qualidade de vida urbana e reequilíbrio ambiental.

http://www.gbcbrasil.org.br/detalhe-curso.php?idCurso=73