Espécies de plantas nativas do estado do Rio de Janeiro

Uma das estratégias do Paisagismo Sustentável  é o uso de plantas nativas da região em que se está  implantando o projeto. Além de aproveitar a beleza da natureza local, o uso dessas plantas garante a manutenção da biodiversidade da região e proporciona alimentação própria para a fauna local, inclusive para insetos que ajudam no controle das pragas. Essas plantas se adequam mais facilmente ao regime de chuvas da região, diminuindo o consumo de água potável para irrigação.

Outro grande benefício do uso de plantas nativas é o cultural: a adoção  dessas plantas no paisagismo coloca as pessoas em contato com a natureza original da região em que habitam, o que muitas delas desconhecem.

Como parte da estratégia de se construir um paisagismo sustentável, criei um banco de dados de espécies de plantas nativas da flora do estado do Rio de Janeiro, lembrando que o Rio de Janeiro está totalmente inserido no bioma Mata Atlântica.

As espécies foram retiradas de livros, sites e publicações sobre arborização e paisagismo e já são amplamente utilizadas por profissionais do meio. Minha pesquisa possui mais de 200 espécies de plantas nativas da flora do Rio, que estão sendo incluídas no banco, gradualmente.

Para acessar o banco, visite https://arquiflora.rio/categoria/plantas-nativas/.

Arquitetura e Blocos Dinâmicos

Translate »