CAD :: Imprimir

A primeira coisa que você deve saber sobre os programas de CAD: eles trabalham com duas grandes áreas:

o ‘model space’ (modelo) e o ‘paper space’ (layout ou sheet).

Você pode observar isso olhando as guias na parte debaixo do programa.

Ao clicar nas guias, você alterna entre os dois espaços.cad-imprimir-01

No exemplo acima, existem 2 ‘paper space’s’, e você pode criar quantos você quiser, mas somente haverá um model space.

O model space é onde desenhamos tudo sobre nosso projeto: linhas, objetos, textos, cotas, etc.

O paper space é onde desenhamos nossa prancha (ou papel).

Nós que definimos no model space se uma unidade de desenho será igual a 1 milímetro ou 1 centímetro ou 1 metro, usando o comando units.

Geralmente em desenhos de arquitetura, 1 unidade no model é igual a 1 metro do objeto real e em desenhos de mecânica, 1 unidade no model é igual a 1 milímetro do objeto real.

No paper space, a coisa é um pouco diferente: O programa adota o milímetro  como padrão.

Você pode até desenhar uma prancha no paper em metro, por exemplo um A4: 0,21 x 0,297, mas fica mais fácil na hora de colocar a escala para impressão se você desenhar o A4 em milímetros: 210×297.

Apesar de existir algumas variáveis nisso tudo que eu expliquei, se você está começando a aprender a usar o CAD agora e entendeu até aqui, está ótimo!

Por que estou começando a falar de paper e model space e metros e milimitros para falar sobre impressão no CAD? Porque tudo isso tem a ver com escalas. E para imprimir, você tem que entender essas escalas.

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A segunda coisa que você deve saber é que depois que nosso desenho está pronto no model e nossa prancha está pronta no paper space, nós conectamos as duas áreas através de viewports. E é aí nesse momento, que nós estabelecemos a escala do desenho.

As viewports são janelas que abrimos no paper de onde podemos enxergar o model, de onde podemos “puxar” o desenho do model para o paper, aplicando a escala.

Essa escala é feita através do comando zoom e tem a seguinte expressão:

1000 * 1/(a escala que vamos adotar) * XP, que simplificando é 1000 / (escala adotada) xp

Exemplo: se vamos usar a escala: 1/25, o fator será 1000/25xp, se a escala for 1/100, o fator será 1000/100xp.

Por que 1000? Como eu faço desenhos de arquitetura, eu desenho em metro no model. No paper sempre desenho em milimetro. Aplicando a escala acima, multiplico o desenho que veio do model por mil para converter e igualar as unidades. (a unidade que veio do model como 1 metro, passou a ser 1000mm no paper porque no paper tudo está em milímetros :: 1 metro = 1000 milímetros).

Se eu desenhar no model em milímetro e no paper em milímetro também, a expressão muda para:
1 / (a escala que vamos adotar) * 1 XP = 1/(escala adotada)xp

Exemplo: escala: 1/25 – fator 1/25xp

Se eu desenhar no model em metro e no paper em metro também, a expressão também seria:
1/(a escala que vamos adotar) * 1 XP = 1/(escala adotada)xp

Exemplo: escala: 1/25 – fator 1/25xp

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Um parenteses:
O que quer dizer o XP no fim da expressão?
Quando usamos o comando zoom, podemos especificar fatores de escala.

Fatores de escala compostos apenas de números são relativos ao limite do desenho (limite que você define em drawing limits).
zoom <enter> 1<enter> mostra toda a área que você definiu no drawing limits.
zoom <enter> 2 <enter> mostra os objetos no dobro do tamanho que eles aparecem na opção anterior.

Um fator de escala seguido de X, faz o zoom escalando a vista atual.
zoom <enter> .5X<enter> diminui o tamanho dos objetos na tela pela metade.

O fator de escala seguido de XP, faz a escala relativa às unidades do
paper space.
zoom <enter> .5XP<enter> exibe a área do model space na metade da escala do paper space.
(fim do parênteses)

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Na prática:

Desenhei meu objeto no model em metro e a minha prancha no paper em milimetro. E eu quero imprimir meu desenho todo na escala 1:1 (reproduzir o objeto no papel, no tamanho real).

No paper, digito o comando viewport e especifico o tamanho da janela que eu quero criar, clicando os cantos da janela. Eu posso fazer essa janela do tamanho da área útil da minha prancha. Ou seja, a área da minha prancha que será ocupada pelos desenhos.

Essa janela, a princípio, é um retângulo comum. Mas se você der 2 cliques dentro desse retângulo, ele se transformará no model. Observe que as bordas do retângulo ficaram mais grossas.

Digite zoom<enter> extents <enter> ou AJ <enter> (no Draft Sight) para enxergar todos os desenhos que você tem no model, dentro da viewport. 

Para aplicar a escala 1/1, digitamos o comando zoom <enter> 1000/1xp <enter>. Você poderá mover o model com o zoom pan, para ajustar o desenho, mas se usar o qualquer outro zoom você alterará a escala do model.

Se quisermos importar o model com a escala 1/2, o desenho será multiplicado por 1000 e dividido por 2:

zoom <enter> 1000/2xp <enter>

E se a escala for 1/50?

zoom <enter> 1000/50xp <enter>

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Se você quiser um pouco mais de informação:

Como um metro será impresso na escala 1/1?
1 metro x 1000 / 1 = 1000 mm (1 metro = 1000 mm na escala 1/1)

Como um metro será impresso na escala 1/25?
1 metro x 1000 / 25 = 40 milímetros (1 metro = 40 mm na escala 1/25)

Como um metro será impresso na escala 1/50?
1 metro x 1000 / 50 = 20 milímetros (1 metro = 20 mm na escala 1/50)

Como um metro será impresso na escala 1/100?
1 metro x 1000 /100 = 10 milímetros (1 metro = 10 mm na escala 1/100)

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Agora vem o mais fácil.

No paper, você digita plot <enter>

No quadro de diálogo, você define:

Impressora

Tamanho do papel que você vai usar para imprimir

Escala de impressão: Como trabalhamos com o nosso paper space em milímetros e a saída da impressora também é em milímetro, você pode colocar a escala de impressão 1/1 (1 milímetro = 1 unidade)

Intervalo de impressão: clique no dois cantos opostos da sua prancha no paper space.

Escolha a orientação do papel.

Se você trabalha com espessuras das linhas que serão impressas relacionadas às cores que você usou no desenho, você precisa configurar as suas espessuras.

Faça uma pré-visualização e se tiver tudo certo, clique em ok.

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Arqta. Mônica Fischer :: Rio de Janeiro