ISO 9000

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Gestão da qualidade: A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem requisitos, orientações e outros documentos de suporte fornecendo um conjunto de ferramentas para gestão de organizações com a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços e em qualquer que seja o tipo ou dimensão da empresa.

Deve-se enfatizar que as normas ISO série 9000 dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa e não às especificações dos produtos fabricados por ela, não necessariamente significando que esse produto terá maior ou menor qualidade que um produto similar fabricado por uma empresa sem a certificação. Significa que todos os produtos fabricados por esse processo terão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade. Entretanto as empresas que adotam a certificação tem maior credibilidade junto a outras empresas e aos seus clientes, demonstrando que administra com qualidade e portanto garante a qualidade aos seus produtos e serviços.

Há no mundo, segundo levantamento feito em 2006 mais de 1 milhão de organizações certificadas de acordo com as normas ISO 9001:2000. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes. Uma organização deve seguir alguns passos e atender a alguns requisitos para serem certificadas. Dentre esses podem-se citar: Padronização de todos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente; Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios; Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo; Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; e Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.

No Brasil, a família de normas NBR ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituída pela série de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que é composta de três normas: ABNT NBR ISO 9000:2005: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.
ABNT NBR ISO 9001:2008: Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.
ABNT NBR ISO 9004:2010: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas. Não existe certificação para as normas ABNT NBR ISO 9000:2000 e ABNT NBR ISO 9004:2010.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organização-Internacional-para-Padronização
http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO-9000
http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=90762
http://www.iso.org/iso/home/standards/management-standards/iso-9000.htm
http://max.uma.pt/~a2137306/trabalhos/tutorial-sobre-iso-9000.pdf

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