Falando em estudar…

… estou aprendendo alemão no duolingo.com.

Eu sou neta de alemães e com esse bonito sobrenome “Fischer” sempre fui questionada se sabia falar alemão. E apesar de ter ouvido alemão durante uma parte da minha infância, da língua eu só sabia contar de 1 a 7. Meus avós moravam no interior de Minas e eu no Rio de Janeiro, o contato não era muito grande. Mas, importante dizer que com a minha avó alemã, eu aprendi a fazer crochê e que volta e meia eu tô crochetando alguma coisa, sempre pensando nela.

Já que estou em reminiscências, lembro de um momento histórico da minha vida onde presenciei meu avô materno, nascido na Alemanha e meu avô paterno, um carioca, firme estudioso da língua inglesa e da língua alemã, conversando em alemão na cozinha da minha tia Irene. Esse dia está marcado a ferro e fogo na minha lembrança… ah se existissem máquinas do tempo!

Bom, voltando ao assunto do post, outro dia vendo uma comédia romântica alemã, juntou tudo isso na minha cabeça e falei  com meu marido (que é descendente de Japoneses): – Vamos aprender alemão? Ele me olhou meio perdido, aí eu falei: Um dia… pode ser daqui a 10 anos, 20 anos, não importa… vamos aprender alemão? Ele considerou um pouco e concordou, seguro que 10 anos é muito tempo.

Apenas algumas semanas depois ele mesmo me enviou o endereço de um site que prometia ensinar línguas de graça e lá estava o alemão! 10 anos que nada… comecei naquele dia mesmo!!! E aqui estou eu (e meu marido também)… estudando alemão! Segundo o site, eu já aprendi 123 palavras… e contando!

duolingo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *