01 :: Estudo das cores :: HSV

Eu sou fascinada pela matemática que há na composição de uma escala de cores.

Podemos compor cores no computador, usando 3 escalas: matiz, saturação e iluminação.

As matizes são a escala de todas as cores que existem. Nos programas de computadores, as matizes começam no vermelho, passando pelo laranja, amarelo, verde, azul, roxo, magenta, voltando ao vermelho.

Fabuloso!

Essa escala corresponde ao espectro da luz visivel.

..::..

A iluminação é a quantidade de luz que incide na cor. Quanto menos luz, mais escura é a cor, até o ponto que a cor não aparece mais, aí vem o preto. Quanto mais luz, mais clara é a cor, até o ponto que a luz ofusca a cor e ela se torna o branco.

Na escala abaixo, as matizes variam do 0% de iluminação, onde todas as cores são pretas, até 100% de iluminação, onde todas as cores se tornam brancas.

A saturação é a quantidade da cor em si. Quanto menos saturada, mais apagada, mais pastel, mais cinza é a cor! Quanto mais saturada, mais cor, mais vida.

Na escala abaixo, as matizes variam do 0% de saturação, onde todas as cores são cinza, até 100% de saturação, onde podemos ver a cor em sua intensidade máxima.

Esses esquemas são baseados no sistema de cores HSV, que é a abreviatura para o os componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor ou iluminação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arqta. Mônica Fischer :: Rio de Janeiro