CAD :: Construindo Blocos Dinâmicos :: Básico I

Outro dia recebi uma pergunta de uma leitora sobre blocos dinâmicos. Ela queria fazer um bloco de uma vaga de estacionamento para carros pequenos, médios e grande, motos e bicicletas. Depois de montar o bloco pra ela, resolvi escrever alguns tutoriais de como fazer blocos dinâmicos. Começo com um bloco dinâmico bem simples.

Após a explicação de cada tópico, há um vídeo mostrando os comandos no CAD, sem som.

1 :: Começando pela criação do bloco

Comecei criando um bloco da maneira tradicional:

– Construí um quadrado 1,00 x 1,00 na layer 0

– Criei um estilo de cota, para a escala 1/50, suprimindo em “Modify Dimension Style” na guia “Lines”: Dim line 1″, Dim line 2, Ext line 1 e Ext line 2. Na guia Fit, em Text placement, escolhi Over dimension line, with leader.

– Cotei o quadrado por dentro nas duas dimensões e posicionei a cota horizontal no canto inferior esquerdo e a cota vertical no canto superior direito, também na layer 0. Por que layer 0? Para não interferir na configuração de layer de quem usar esse bloco. Já que um bloco feito na layer 0, assume as configurações da layer em que é inserido. Por que criei essa cota? Para quando interagirmos com o bloco, essa cota já nos dê a nova medida de cada um dos lados do quadrado. Esse passo e o anterior são opcionais.

– Escrevi um texto com atributo (aquele que você cria com o comando ATTDEF) conforme abaixo e posicionei o texto bem no meio do quadrado. Esse texto também foi criado na layer 0, mas com a cor ByBlock.
Por que criei esse texto? ara podermos treinar o movimento de um texto centralizado dentro de um bloco dinâmico.
E por que usei atributo? Para podermos editar esse texto com DDEDIT e personalizar o bloco.
Esse passo também é opcional.

– Transformei todos os objetos criados num bloco chamado bloco-arquilog. Você pode chamá-lo com o nome que você quiser!

2 :: Criando os primeiros elementos dinâmicos no bloco: Parâmetros

Como eu disse no artigo que escrevi “Construindo Blocos Dinâmicos :: Porta”, para criar os efeitos dinâmicos num bloco precisamos atribuir parâmetros (parameters) e ações (actions) ao bloco dentro do editor do bloco.

Para entrar no editor do bloco, clique no bloco e digite BEDIT. Aparecerá uma janelinha com o nome do nosso bloco em destaque, dê OK.

Há uma paleta na esquerda da tela (Block Authoring palettes), onde podemos ler nas duas primeiras abas: Parameters e Actions. É aí que vamos trabalhar. Mas é necessário também abrir a paleta de Properties. Para isso, pressione a tecla <Ctrl> e a tecla <1>, simultaneamente.

Agora nós vamos criar 2 parâmetros lineares para o bloco. Com os parâmetros dizemos ao bloco dinâmico quais elementos que queremos que sejam editáveis. No nosso caso, os lados do retângulo. Serei objetiva nos comandos:

Paleta Block Authoring :: guia Parameters :: Linear Parameter

Specify start point or [Name/Label/Chain/Description/Base/Palette/Value set] :: clique na quina inferior da esquerda do quadrado

Specify endpoint :: clique na quina inferior da direita do quadrado

Specify label location :: mova o mouse para baixo de posicione o parâmetro um pouco abaixo do quadrado.

Para criar o segundo parâmetro linear:

Paleta Block Authoring :: guia Parameters :: Linear Parameter

>> Prompt :: Specify start point or [Name/Label/Chain/Description/Base/Palette/Value set] :: clique na quina superior da direira do quadrado

>> Prompt :: Specify endpoint :: clique na quina inferior da direita do quadrado

>> Prompt :: Specify label location :: mova o mouse para direita e posicione o parâmetro um pouco para direita do quadrado.

Criamos os parâmetros Distance e Distance 1. Você pode renomeá-los se quiser. Os parâmetros parecem uma cota e possuem grips, que são os elementos que permitem que interagimos com o bloco. No caso do parâmetro linear esse grip tem a forma de triângulo deitado. Nós sobrepomos os dois grips dos dois parâmetros que criamos.

Agora nós vamos criar 2 ações que atuarão nesses parâmetros:

3 :: Criando os primeiros elementos dinâmicos no bloco: Ações

>> Paleta Block Authoring :: guia Actions :: Stretch Actions

>> Prompt :: Select parameter :: Selecione o parâmetro Distance

>> Prompt :: Specify parameter point to associate with action or enter [sTart point/Second point] <Second> :: clicamos no grip azul do parâmetro

>> Prompt :: Specify first corner of stretch frame or [CPolygon] :: agora nós vamos criar uma janela de seleção, como fazemos num stretch, para englobar o lado direito do retângulo. Clicamos no ponto 1 da fugura abaixo.

>> Prompt :: Specify opposite corner: clicamos no ponto 2 da figura

>> Prompt :: Select objects: :: clicamos no ponto 3 da figura

>> Prompt :: Select objects: Specify opposite corner :: clicamos no ponto 4 da figura

pontos1234

>> Select objects :: digite R e remova o texto da nossa seleção de objetos.

>> Select objects :: Dê enter

>> Specify action location or [Multiplier/Offset] :: mova o mouse para baixo do parâmetro Distance e  posicione o ícone da ação Stretch.

Criando a segunda ação:

>> Paleta Block Authoring :: guia Actions :: Stretch Actions

>> Prompt :: Select parameter :: Selecione o parâmetro Distance 1

>> Prompt :: Specify parameter point to associate with action or enter [sTart point/Second point] <Second> :: clicamos no grip azul do parâmetro

>> Prompt :: Specify first corner of stretch frame or [CPolygon] :: clicamos no ponto 5 da figura abaixo

>> Prompt :: Specify opposite corner: clicamos no ponto 6 da figura

>> Prompt :: Select objects: :: clicamos no ponto 7 da figura

>> Prompt :: Select objects: Specify opposite corner :: clicamos no ponto 8 da figura

pontos5678

>> Select objects :: Dê enter

>> Specify action location or [Multiplier/Offset] :: mova o mouse para direita do parâmetro Distance e  posicione o ícone da ação Stretch 1.

As ações agem nos grips dos parâmetros. Então as ações que atribuimos aos grip dos parâmetros lineares dizem que ao puxarmos os grips, o retângulo será “stretchado” na mesma proporção e direção.

4 :: Testando o bloco

Clique em save e depois em Close Block Editor

Agora clique no bloco. Aparecerá um grip azul no canto inferior direito do retângulo. Clique nesse grip e arraste para a direita e para baixo. Você aumentará o retângulo nessas duas direções e as cotas acompanharão, pois fazem parte da seleção da action.

5 :: Criando actions para mater o texto centralizado no retângulo 

E se quisermos manter o texto centralizado no retângulo?

Volte para o editor do bloco, pré-selecionando o bloco, digitando BEDIT e dando 2 ENTERS.

>> Paleta Block Authoring :: guia Actions :: Move Action

>> Prompt :: Select parameter :: Selecione o parâmetro Distance

>> Prompt :: Specify parameter point to associate with action or enter [sTart point/Second point] <Second> :: clicamos no grip azul do parâmetro

>> Prompt :: Select objects: :: clicamos no texto dentro do retângulo

>> Select objects :: Dê enter

>> Specify action location or [Multiplier/Offset] :: mova o mouse para baixo do parâmetro Distance e  posicione o ícone da action Move.

Agora, muito importante: clique no ícone da action Move. Na paleta de propriedades, procure a linha Distance Multiplier e altere o valor para .5 (ponto cinco).

Repita todo o procedimento para o parâmetro Distance 1.

Agora nós criamos duas ações de MOVE linkadas aos parâmetros lineares, que dizem que ao puxarmos os grips, o texto se moverá na mesma direção, mas apenas na metade da distância que foi puxada.

Teste o bloco. Clique em save e depois em Close Block Editor

Agora clique no bloco. Arraste o grip para a direita e para baixo. Você aumentará o retângulo nessas duas direções e o texto se manterá centralizado.

6 :: Fixando os valores para o retângulo com a opção Increment

Antes de voltar para o editor do bloco, clique no bloco, clique novamente com o botão da direita do mouse e clique em Reset Block, assim o bloco volta a ser como era antes de ser editado pelos grips. Agora sim, volte para o editor do bloco.

Clique nos dois parâmetros (distance e distance 1). Na paleta propriedades, procure a linha Dyst type, altere o valor para Increment

Na linha de baixo, Dist Increment, altere o valor para .10

Salve e feche o editor de blocos. Teste o bloco. Você verá que o retângulo agora só se altera para medidas de 0.10 em 0.10.

7 :: Fixando os valores de edição do retângulo com a opção List

Volte para o editor do bloco.

Clique no parâmetro Distance e na paleta propriedades, procure a linha Dyst type, altere o valor para List

Na linha de baixo, Dist value List, clique nos três pontinhos ao lado do valor existente abrirá uma janela onde você poderá lançar valores definidos por você para seu retângulo, por exemplo 1.00, 1.20, 1.50 e 2.00.

Faça o mesmo para o parâmetro Distance 1.

Salve e feche o editor de blocos. Teste o bloco. Agora o seu retângulo só se altera para as medidas que definimos na lista.

Espero que eu os videos tenham ficado objetivos e fáceis de entender.

Qualquer dúvida, me mande uma mensagem nos campos abaixo.

Com o que foi aprendido, tente fazer um bloco de janela, onde você pode puxar o grip para adaptar a janela a qualquer tamanho de vão e alvenaria. Se você quiser compartilhar o bloco dinâmico que você criou no Arquilog, me mande por email para  [email protected]

No tutorial Básico II, vamos criar um grip que nos fornece uma lista com tamanhos já pré-definidos para o bloco.

Uma ideia sobre “CAD :: Construindo Blocos Dinâmicos :: Básico I”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arqta. Mônica Fischer :: Rio de Janeiro