Artigo do site Procel Info: Eficiência Luminosa e Energética

Como esse assunto é muito interessante e urgente, publico um resumo de um excelente artigo do site Procel Info sobre Eficiência Luminosa e Energética. No fim do resumo está o link para o artigo completo.

Eficiência (ou rendimento) luminosa é um parâmetro que indica quão eficientemente uma fonte luminosa converte a energia que recebe (por exemplo, energia elétrica) em luz. Ela relaciona o fluxo luminoso (em lúmens) emitido pela fonte em relação à potência despendida para alimentá-la (normalmente medida em watts).
Alguns dos fatores que determinarão o quanto determinado ponto será iluminado são:
– o formato da lâmpada (…)
– o tipo de luminária (…)
– (…) a tecnologia utilizada na confecção das lâmpadas.

Para a iluminação doméstica e corporativa há essencialmente três tipos delas:
– a tradicional incandescente (cuja produção vai sendo gradativamente proibida mundo afora)
– as fluorescentes de geração mais moderna (compactas e as tubulares T5)
– as lâmpadas a LED

E eficiência luminosa de uma lâmpadas baseadas em LED chega a três ou quatro vezes a da lâmpada fluorescente e sua vida útil também é bem maior. (…) O custo inicial ainda é elevado mas tem caído conforme se massifica a produção

(…)Embora o retorno sobre investimento em residências não seja algo tão simples de se calcular(…), há um ganho perceptível pelo fato de que as lâmpadas a LED não provocam aquecimento do ambiente de maneira tão intensa quanto as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, pois o calor produzido pelo LED não está na luz emitida, mas apenas no corpo da lâmpada. E menor aquecimento do ambiente reflete-se também em maior eficiência energética.

Leia completo em http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7BF5EAADD6-CCB0-4E29-A0C4-482D3D66BB65%7D&params=itemID=%7BB4C87E7B-2FC6-44A1-8615-B6F06690B8BA%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898%7D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *