09 :: Cores nos programas gráficos

Os programas gráficos permitem que os usuários interajam com as cores de diferentes maneiras: usando os esquemas de cores HSL, RGB, CMYK, etc.

Segue abaixo alguns exemplos que compilei:

Autocad 2009

Index colors

Nesse esquema escolhe-se as cores que você quer usar no programa dentre as 255 cores disponíveis no índice de cores do Autocad (ACI) que é um índice de cores básicas. As cores de 1 a 7 possuem nomes: 1 Red, 2 Yellow, 3 Green, 4 Cyan, 5 Blue, 6 Magenta, 7 White/Black.
As demais cores são identificadas apenas com números. As cores entre 250 e 255 são variações de cinza.

 

True Colors – HSL and RGB

True colors usa definição de cor de 24-bit para mostrar mais de 16 milhões de cores. Podemos usar o modo RGB ou HSL. No RGB, escolhemos uma cor a partir da quantidade de vermelho, azul e verde em sua composição. No HSL, escolhemos a cor indicando sua matiz, saturação e luminosidade.

 

Color Book

Esse programa disponibiliza diversos color books básicos da Pantone, como também guia de cores da DIC e RAL.

A Pantone Inc.é uma empresa americana fundada em 1962 conhecida pelo seu sistemas de cor, largamente utilizado na indústria gráfica.

Entre os primeiros produtos que produzia estavam os Guias Pantone, que consistiam num pequeno livro de cartões com cores numeradas. Em teoria, a ideia do sistema Pantone é escolher as cores desejadas nos guias e então utilizar os números para especificar de que forma se vai imprimir o output. Podemos pedir à uma empresa que imprima um trabalho utilizando a cor Pantone 655 e essa empresa saberá como produzir a cor 655 no seu equipamento. Desta forma, o produto final será exatamente o pretendido.

Essas listas de números de cores e valores da Pantone são propriedade intelectual da Pantone e o uso gratuito não é autorizado. É por este motivo que as cores Pantone não são suportadas em softwares livres ou de baixo custo.

Texto adaptado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantone

Veja também: http://www.pantonebr.com.br/

RAL também é um sistema de definição de cores e foi desenvolvido originalmente em 1927 na Alemanha a partir de uma tabela de 40 tonalidades.

Veja mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/RAL_(Sistema_de_cores)

Site oficial em Inglês: http://www.ral-digital.de/index_e.htm

DIC é uma empresa Japonesa fundada em 1908. O Guia de cores DIC é um livro de amostras de cores com mais de 1.200 cores. Atribuindo a cada cor um número, “DIC # XXXX” e anexando a amostra de cor apropriada, o livro permite a mistura de tintas específicas para criar e imprimir a cor escolhida. O Guia de cores DIC é organizado em categorias, como “cores brilhantes e vistosas” e “cores calmas e suaves,” para ajudar os usuários a selecionar as cores que correspondem aos seus conceitos particulares.

Texto retirado e traduzido de: http://www.dic-global.com/en/

::

Paint

O Paint tem uma palheta de cores básicas e para definir cores personalizadas ele usa dois sistemas de cores: o HSL (matiz, saturação e luminosidade) e o
RGB (vermelho, verde e azul).

::

Photoshop Elements

O Elements também usa dois sistemas de cores: o HSB (matiz, saturação e brilho) e o RGB (vermelho, verde e azul). O elements não usa luminosidade e sim brilho.
O conceito de brilho diferencia-se um pouco do conceito de luminosidade. O Elements mostra também o valor hexadecimal da cor que foi escolhida – isto é interessante para quem trabalha com websites.

O Elements possui um botão ao lado de cada componente da cor (H S B R G B). Ao clicar num dos botões, a função da barra vertical muda para mostrar a escala do componente escolhido. E o quadrado grande mostra todas as variações possíveis de combinações dos outros dois componentes.

::

Como já citei anteriormente o HSL é o sistema de cores mais intuitivo. Cada programa usa um esquema de HSL, variando não somente a granulação das escalas, como também ao invés de usar o L (luminosidade), usa o B (brilho) ou V (valor). Para citar alguns exemplos, adaptei uma tabela que encontrei no site http://www.easyrgb.com/index.php?X=MATH&H=22 com alguns programas que conheço.

ProgramaEspaçoEscala de Matiz (H)Escala de Saturação (S)Escala de Luminosidade(L) ou Brilho (B) ou Valor (V)

Autocad 2009 HSL 0-360 0-100 L 0-100
Paint HSL 0-240 0-240 L 0-240
Photoshop Elements HSB 0-360 0-100% B 0-100%

:: ler desde o início ::

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arqta. Mônica Fischer :: Rio de Janeiro